Vítimas de fraude no INSS que aceitarem acordo até hoje começam a receber valores nesta quinta

Data:

Aposentados e pensionistas afetados por descontos indevidos em seus benefícios poderão começar a receber os valores de volta a partir desta quinta-feira (24), desde que aceitem os termos do acordo proposto pelo governo até esta segunda-feira (21). A iniciativa busca compensar vítimas da chamada “corrupção consignada”, uma das maiores fraudes já identificadas no INSS.

Segundo o presidente do Instituto, Gilberto Waller, o ressarcimento é voltado a quem contestou as cobranças e não obteve resposta. A adesão é gratuita, feita por meio do aplicativo Meu INSS, e permite o recebimento direto do valor na conta bancária cadastrada — sem necessidade de acionar a Justiça.

Casos em que há negociações em andamento com associações suspeitas serão tratados separadamente. Já aqueles que ingressaram com ação judicial poderão desistir do processo e optar pelo acordo. Em situações anteriores à operação da Polícia Federal, os beneficiários receberão uma Requisição de Pequeno Valor, com honorários advocatícios definidos.

Grupos vulneráveis, como idosos a partir de 80 anos (com descontos após março de 2024), indígenas e quilombolas, terão contestação automática dos débitos. O INSS também prevê ações de busca ativa em regiões de difícil acesso a partir de agosto.

A medida ganhou respaldo do Supremo Tribunal Federal, que autorizou o uso de recursos fora do teto do arcabouço fiscal, viabilizando crédito extraordinário para os pagamentos. Paralelamente, a AGU já conseguiu bloquear R$ 2,8 bilhões de 12 entidades investigadas, e prepara novas ações para reforçar o caixa destinado ao ressarcimento.

O sistema de adesão seguirá aberto para contestações pelo menos até novembro. Beneficiários interessados devem acessar o aplicativo Meu INSS, confirmar a opção de recebimento no campo indicado e aguardar a liberação dos valores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...