Após mais de uma década de pesquisa, a vacina do Instituto Butantan contra a dengue está prestes a receber a aprovação da Anvisa. O imunizante, que teve sua fase 3 de testes clínicos iniciada em 2010, demonstrou uma eficácia geral de 79,6%, chegando a 89,2% em pessoas que já haviam contraído a doença anteriormente. O estudo contou com a participação de mais de 16 mil voluntários, espalhados por 14 estados brasileiros.
A expectativa é que, ainda em 2025, a vacina passe pelas etapas regulatórias restantes, incluindo avaliação da CMED e da CONITEC, para ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com essa conquista, o Butantan reforça sua posição de destaque em pesquisas clínicas e abre novas portas para parcerias com a iniciativa privada.
Além de fortalecer a resposta nacional à dengue, a estrutura construída durante o desenvolvimento dessa vacina também foi fundamental para a agilidade nos testes da CoronaVac durante a pandemia de Covid-19. O Instituto segue investindo em inovação, com uma divisão exclusiva dedicada a ensaios clínicos e farmacovigilância, ampliando a capacidade do Brasil como polo de desenvolvimento biomédico.


