Crítica | Nonnas (Netflix)

Data:

Por Nerdalhão Marcelo Franco

Um prato cheio de emoção, memórias afetivas, o valor do vínculo verdadeiro da amizade e uma lição de vida para quem passa por momentos marcantes e difíceis.
Nonnas nos conduz por uma jornada de reconstrução e renascimento, baseada na história real de Joe Scaravella, que, após a perda da mãe, reencontra sua identidade e propósito nas memórias da cozinha italiana — aquelas que viveu com sua mãe e sua avó. É dessa conexão afetiva que nasce o desejo de transformar a dor em ação, e criar um restaurante onde essas lembranças ganham forma, sabor e sentido: o Enoteca Maria, batizado em homenagem à mãe de Joe.

Vicen Vaught interpreta Joe com uma carga emocional delicada, saindo de um estado depressivo como mecânico do transporte público de Nova York para um empreendedor movido pela força da memória e da esperança. Sua transformação é convincente, com nuances emocionais que não soam forçadas. Um papel diferente em sua carreira, entregue com sensibilidade.

O diretor Stephen Chbosky conduz a narrativa com o mesmo carinho com que as avós do título preparam seus pratos. A câmera valoriza cada personagem e ambiente como se tudo fosse parte de um grande livro de receitas da vida.

Ao lado de Joe, estão seus melhores amigos: Bruno ( interpretado por Joe Manganiello) e Stella (Drea De Matteo), que representam o apoio incondicional que todos precisamos para mudar o rumo da vida. São eles que o ajudam, desde a reforma do antigo restaurante até a lida com os desafios mais intensos da nova empreitada.

Um dos grandes desafios, inclusive, é reunir quatro senhoras italianas, com temperamentos distintos e talentos culinários inegáveis, em uma mesma cozinha. As “nonnas” que dão nome ao filme são:

Nonna Gia — Susan Sarandon

Nonna Roberta — Lorraine Bracco

Nonna Teresa — Talia Shire

Nonna Antonella — Brenda Vaccaro

Entre rivalidades e afinidades, elas encontram pontos de união ao redor das panelas e do sonho de Joe. É dessa alquimia que nascem os pratos que transformam o Enoteca Maria num templo da comida afetiva. A resistência inicial da comunidade italiana de Staten Island vai se dissolvendo diante da honestidade do projeto e do calor humano das cozinheiras.

O ponto de virada acontece quando Joe, sem mais opções e com o restaurante à beira do fim, invade os bastidores de uma TV local e entrega pessoalmente alguns pratos ao programa do exigente apresentador Edward Duran (Campbell Scott). Cético, ele não demonstra interesse de imediato, mas a verdadeira surpresa viria de onde Joe menos esperava: a assistente Joyce (Tina Chilip), que esteve presente em um dos momentos mais emblemáticos da história.

Sem saber do impacto que causaria, Joe organiza uma última noite no restaurante, não como despedida, mas como um gesto de gratidão e homenagem. Ele abre as portas, serve todos os pratos restantes, convida amigos e conhecidos e compartilha com eles não o fracasso, mas o legado de sua mãe e avó. É uma celebração improvisada, quente, viva, emocionada, onde o sabor é só mais um dos sentidos presentes.

É nessa noite que Joyce se emociona, vivencia o calor e a verdade daquele lugar e decide escrever uma crítica apaixonada, sincera como o próprio jantar, relatando não só os sabores que provou, mas a alma que sentiu.

E então, o que era um sonho à beira do fim vira história. O Enoteca Maria existe até hoje, e virou símbolo de amor à cozinha, à memória e ao afeto. Um lugar onde avós ( agora do mundo todo!) se revezam para cozinhar com paixão e contar, sem palavras, a história de suas vidas.

Eu chorei demais assistindo a esse filme. Venho de uma família que celebrava a vida em torno da mesa, com fartura, risadas, panelas no fogo e minha mãe ou meu pai, sempre presente, preparando pratos que hoje moram na minha memória e dos meus irmãos.

Você vai rir, se emocionar, sentir saudade da sua avó ou da comida de casa… e, com certeza, pensar em fazer uma boa massa à bolonhesa depois de assistir. E eu aceito o convite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...