Senador driblou ordem de Moraes e viajou com passaporte diplomático. PF o aguardava no aeroporto de Brasília para cumprir medidas cautelares.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi recebido pela Polícia Federal no aeroporto de Brasília na manhã desta segunda-feira (4) ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos. A operação teve como objetivo cumprir determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para aplicação de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas.
A punição decorreu do descumprimento de decisão judicial anterior que determinava a apreensão de seus passaportes. O parlamentar conseguiu burlar a medida utilizando o passaporte diplomático, que não havia sido retido pela PF durante operação anterior, e saiu do país por Manaus sem autorização.
Em vídeo gravado nos EUA, Do Val negou estar fugindo e afirmou que estava “curtindo o recesso” com a filha no parque Universal Orlando. Segundo ele, comunicou previamente ao STF sobre sua viagem, informando detalhes como voo, hotel e até ingressos comprados. A defesa do senador contesta as medidas, alegando que ultrapassam os limites da razoabilidade e afetam sua família, incluindo o tratamento de câncer de sua mãe. O senador é investigado por tentativa de arquitetar plano para anular a eleição presidencial de 2022.


