China aprova 183 empresas brasileiras para exportar café

Data:

Decisão entra em vigor após EUA imporem tarifa de 50% sobre café brasileiro. Consumo per capita chinês cresceu de 16,7 para 22,2 xícaras por ano.

A China aprovou na quarta-feira (30) a habilitação de 183 novas empresas brasileiras de café para exportação ao mercado chinês, segundo anúncio da Administração Aduaneira Geral. A medida, com validade de cinco anos, foi comunicada pela Embaixada da China no Brasil e compartilhada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

A decisão chinesa coincide com o momento em que o presidente americano Donald Trump assinou ordem executiva impondo tarifa de 50% sobre o café brasileiro importado pelos Estados Unidos. O Brasil responde por um terço das 25 milhões de sacas de café consumidas anualmente pelos americanos.

Apesar do volume ainda modesto – apenas 538 mil sacas enviadas à China nos primeiros seis meses deste ano, segundo o Cecafé – acordos recentes apontam para crescimento significativo. A rede Luckin Coffee fechou parceria com a ApexBrasil para comprar 240 mil toneladas de café brasileiro até 2029, ampliando acordo inicial de 120 mil toneladas.

O potencial do mercado chinês é evidenciado pelo crescimento do consumo per capita, que saltou de 16,7 xícaras anuais em 2023 para 22,22 em 2024, com expectativa de chegar a 30 neste ano. A média mundial de 150 xícaras indica amplo espaço para expansão, especialmente com redes como a Luckin superando a Starbucks no país asiático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...