Plataforma receberá R$ 12 milhões do Ministério da Saúde e usará inteligência artificial para diagnóstico na atenção primária
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) da USP desenvolveu o projeto “e-Saúde Mental no SUS”, uma plataforma com aplicativo móvel e inteligência artificial para diagnóstico e tratamento de transtornos mentais na atenção primária.
A iniciativa foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde e receberá investimento de R$ 12 milhões. O projeto será coordenado pelo professor Paulo Rossi Menezes e desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado.
A plataforma integra três níveis de acesso – paciente, profissional de saúde e gestores – oferecendo check-in digital, avaliação de sintomas através de questionários validados e identificação de riscos com alertas automáticos. O sistema também fornecerá psicoeducação e técnicas de autorregulação emocional.
Para profissionais, haverá algoritmos de apoio ao diagnóstico e orientações de tratamento. Gestores poderão acessar dados para identificar padrões regionais. O desenvolvimento levará um ano e meio, incluindo capacitação de profissionais do SUS.


