Presidente da Câmara anuncia pauta para combater ‘adultização’ de crianças e adolescentes nas redes sociais

Data:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (11) que vai colocar em pauta projetos voltados a restringir e combater perfis e conteúdos nas redes sociais que promovam a ‘adultização’ de crianças e adolescentes.

O tema ganhou destaque após denúncias feitas pelo influenciador Felca Bress, que expôs perfis digitais com milhões de seguidores que utilizam crianças e adolescentes em situações inapropriadas, como uso de roupas inadequadas, danças sensuais ou falas sobre sexo, em vídeos amplamente divulgados nas plataformas digitais.

“O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. É um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Nesta semana, vamos pautar e debater essa questão na Câmara. Obrigado, Felca. Conte conosco para avançar na proteção das crianças”, declarou Motta em suas redes sociais.

Felca Bress tem denunciado a chamada “monetização” desses conteúdos, em que influenciadores e perfis buscam aumentar visualizações e receita usando crianças e adolescentes em situações consideradas impróprias para a faixa etária.

O governo federal também apoiou a iniciativa. Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, responsável pela interlocução com o Legislativo, reforçou a necessidade de responsabilizar as plataformas digitais. “As plataformas conseguem monitorar quase tudo que seus usuários fazem. Não podem se eximir de responsabilidade, como costumam fazer. A internet não pode continuar sendo uma terra sem lei, onde pedófilos, incitadores de mutilações, golpistas e criminosos atuam livremente”, afirmou a ministra.

Adultização infantil

A ‘adultização’ infantil refere-se à exposição precoce de crianças a comportamentos e conteúdos que deveriam ser próprios dos adultos. Essa prática pode levar à erotização precoce e causar impactos negativos no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, conforme alerta o Instituto Alana, organização dedicada à proteção de crianças e adolescentes.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...