Curso do Samu capacita agentes de saúde de Santos para agir em casos de emergência

Data:

asos de engasgo têm ganhado visibilidade nas redes sociais, com salvamentos sendo realizados por pessoas que conhecem as técnicas corretas de primeiros socorros. Disseminar essas manobras específicas, que podem evitar situações dramáticas, é um dos objetivos do curso oferecido pelo Núcleo de Ensino Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Nep-Samu), vinculado à Secretaria de Saúde (SMS).

Nesta segunda-feira (11), a capacitação foi direcionada a agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde que atuam em Santos. A atividade ocorreu na Universidade São Judas, na unidade Vila Mathias, com a formação de duas turmas, cada uma com 40 profissionais.

O curso foi ministrado pelas enfermeiras do Samu, Rosângela Marques e Luciana Augusto, que abordaram temas como primeiros socorros, primeiros socorros psicossociais, conduta em casos de febre, hemorragias, engasgos e convulsões. Para a parte prática, foram utilizados bonecos, permitindo a simulação das técnicas entre os participantes.

“Esses agentes atuam, na maior parte do tempo, em ambientes externos. Por isso, focamos em situações que podem ocorrer durante o trabalho de campo, além de emergências domésticas, já que eles também acessam residências durante as visitas à população”, explicou Rosângela Marques, destacando a importância de capacitar e orientar esses profissionais da Prefeitura.

Ela também ressaltou que o conhecimento técnico adquirido agrega valor ao trabalho dos agentes e beneficia diretamente a população, que os reconhece como profissionais da saúde aptos a esclarecer dúvidas e prestar orientações.

Já Luciana Augusto destacou a importância do controle emocional por parte de quem aciona os serviços do Samu. “Manter a calma é essencial para entender a situação e o local da ocorrência, pois cada minuto é decisivo”, afirmou.

A enfermeira também explicou como funciona o atendimento: após o primeiro contato com o telefonista auxiliar de regulação médica, a ligação é encaminhada ao médico regulador, responsável por uma triagem rápida para identificar a gravidade da situação. Nesse momento, é fundamental fornecer o máximo de informações possíveis. Em seguida, o operador de rádio organiza a logística e envia a unidade de atendimento mais próxima.

As próximas turmas de agentes serão treinadas ainda na tarde desta segunda-feira (11) e também na terça-feira (12), nos períodos da manhã e tarde. Ao todo, cerca de 160 agentes participarão da capacitação, recebendo certificado de conclusão.

O curso do NEP-Samu também é oferecido gratuitamente para instituições, associações ou grupos interessados. Os interessados podem entrar em contato pelos e-mails: escoladasaude@santos.sp.gov.br ou nep-samu@santos.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...