“Gigante dos Mares” de 1,5 metro foi encontrado encalhado no Guarujá. Instituto Biopesca fará necropsia para determinar causa da morte do peixe.
Um exemplar de mero (Epinephelus itajara), espécie marinha criticamente ameaçada de extinção, foi descoberto sem vida na Praia do Tombo, em Guarujá, na manhã desta quarta-feira (13). O peixe, conhecido popularmente como “Gigante dos Mares”, media aproximadamente 1,5 metro de comprimento e pesava cerca de 50 quilos.
Moradores da região encontraram o animal encalhado na areia e imediatamente comunicaram o Instituto Biopesca, que assumiu os procedimentos técnicos. A causa da morte ainda é desconhecida, sendo necessária necropsia para esclarecer se houve interferência de atividades humanas, como pesca predatória ou contaminação, ou se fatores naturais provocaram o óbito.
Esta espécie pode alcançar dimensões impressionantes, chegando a mais de dois metros e 400 quilos na idade adulta. O mero está protegido por legislação federal desde 2002, quando o Ibama proibiu sua captura devido ao severo declínio populacional. O animal representa um símbolo importante para a conservação marinha brasileira.


