Espécie de golfinho criticamente ameaçada teve exemplar localizado na praia da Enseada; Instituto Gremar realizará necropsia
Um filhote de toninha foi encontrado morto na praia da Enseada, em Guarujá, despertando preocupação sobre a conservação desta espécie criticamente ameaçada de extinção. O exemplar, medindo aproximadamente 1,1 metro, foi localizado próximo ao Canto do Tortuga na manhã de sexta-feira.
O Instituto Gremar realizou a retirada da carcaça e encaminhou o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para necropsia, visando identificar as possíveis causas da morte. A toninha está classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como “Criticamente em Perigo de Extinção” na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas.
Esta espécie de golfinho habita águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina em profundidades até 30 metros, com expectativa de vida de cerca de 20 anos. Estudos da USP indicam que é o mamífero aquático mais ameaçado do Sudoeste do Oceano Atlântico.
O Instituto Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, responsável pelo trecho entre São Vicente e Bertioga.


