Uma pesquisa Quaest encomendada pela Genial Investimentos indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários simulados para a eleição presidencial de 2026. No cenário de primeiro turno com Jair Bolsonaro, por exemplo, ele aparece com 34% das intenções de voto, contra 28% do ex-presidente.
O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre 13 e 17 de agosto, antes do indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro, e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Em eventuais segundos turnos, Lula ampliou vantagem sobre os principais adversários: oito pontos sobre Tarcísio de Freitas e diferenças de até 16 pontos frente a nomes como Ratinho Júnior, Romeu Zema, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado. Em julho, o petista estava empatado tecnicamente com Tarcísio.
O estudo também apontou queda na rejeição a Lula, de 57% para 51%, e aumento da rejeição a Tarcísio, que subiu de 33% para 39%. A maioria dos entrevistados (58%) ainda prefere que o petista não dispute a reeleição, mas o temor de que Bolsonaro volte subiu para 36% enquanto o medo de Lula continuar caiu para 30%. A corrida eleitoral está aberta, mas o presidente hoje desponta como favorito.


