Guarujá realiza semana de combate à leishmaniose até quinta-feira

Data:

Ação acontece na Unidade de Vigilância em Zoonoses com orientações aos tutores. Cerca de 25 animais são atendidos por dia

A Prefeitura do Guarujá realiza até quinta-feira a “Semana de Conscientização e Combate à Leishmaniose”, ação alusiva ao Agosto Verde Claro iniciada na segunda-feira. A atividade acontece na Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança.

O objetivo é informar tutores sobre os perigos da doença transmitida pelo mosquito-palha (flebotomíneo) à vida dos animais. Aproximadamente 25 pets são atendidos diariamente nos períodos da manhã e tarde, com distribuição de brindes como biscoitos, suplementos e vermífugos.

A participação é voltada para quem possui agendamento prévio para vacinação antirrábica, mas desistências geram encaixes. Marcações podem ser feitas no local das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (13) 3355-6306. Animais com suspeitas realizam coleta para diagnóstico.

A leishmaniose é causada pelo protozoário leishmania e possui três tipos: cutânea, mucocutânea e visceral. Nos animais, manifesta-se com erupções cutâneas, apatia, emagrecimento e afeta órgãos como fígado, baço e medula óssea. A prevenção inclui coleiras repelentes disponíveis em pet shops.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...