Ação acontece na Unidade de Vigilância em Zoonoses com orientações aos tutores. Cerca de 25 animais são atendidos por dia
A Prefeitura do Guarujá realiza até quinta-feira a “Semana de Conscientização e Combate à Leishmaniose”, ação alusiva ao Agosto Verde Claro iniciada na segunda-feira. A atividade acontece na Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança.
O objetivo é informar tutores sobre os perigos da doença transmitida pelo mosquito-palha (flebotomíneo) à vida dos animais. Aproximadamente 25 pets são atendidos diariamente nos períodos da manhã e tarde, com distribuição de brindes como biscoitos, suplementos e vermífugos.
A participação é voltada para quem possui agendamento prévio para vacinação antirrábica, mas desistências geram encaixes. Marcações podem ser feitas no local das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (13) 3355-6306. Animais com suspeitas realizam coleta para diagnóstico.
A leishmaniose é causada pelo protozoário leishmania e possui três tipos: cutânea, mucocutânea e visceral. Nos animais, manifesta-se com erupções cutâneas, apatia, emagrecimento e afeta órgãos como fígado, baço e medula óssea. A prevenção inclui coleiras repelentes disponíveis em pet shops.


