Deivinho foi condenado pela morte do PM Patrick Bastos Reis em 2023. Crime motivou início da Operação Escudo na Baixada Santista
Erickson David da Silva, conhecido como Deivinho, foi condenado a 45 anos e 2 meses de prisão em regime fechado pelo assassinato do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. O crime ocorreu em 27 de julho de 2023, no Morro da Vila Júlia, em Guarujá, e motivou a deflagração da Operação Escudo na Baixada Santista.
O julgamento durou três dias, entre quarta e sexta-feira. O juiz Edmilson Rosa dos Santos agravou a pena pelos maus antecedentes e pelo ferimento de outro policial. Deivinho também foi condenado ao pagamento de 1.416 dias-multa e ainda cabe recurso da decisão.
O crime foi considerado qualificado por motivo torpe ligado ao tráfico, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e prática para assegurar vantagem do tráfico. O réu também tentou matar outros três policiais e foi condenado por associação ao tráfico.
A Operação Escudo resultou na morte de 28 suspeitos em confrontos com policiais, sendo posteriormente renomeada para Operação Verão. A ação foi criticada por entidades de direitos humanos devido ao elevado número de mortes.


