A Prefeitura de Praia Grande deu início às discussões para a implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de garantir uma alimentação mais saudável e equilibrada para a população, promovendo a oferta de nutrientes essenciais para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.
A presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Maria Isabel dos Santos, destacou a importância do encontro, realizado nesta semana.
“Este foi apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas, que garantam uma nutrição mais balanceada e saudável para todos”, afirmou.
Para ampliar o alcance das ações, a Prefeitura também estuda a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que terá papel central na elaboração, implantação e monitoramento do plano, além de propor novas diretrizes e promover a qualidade de vida da população.
Inicialmente, sete secretarias integrarão a CAISAN: Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Governo (Seg), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Projetos Especiais e Estratégicos (Sepee) e Saúde Pública (Sesap).
O secretário de Saúde Pública, Isaías Lima, reforçou a importância da atuação conjunta:
“Atuarmos de forma integrada, com todos engajados em um objetivo comum – levar uma alimentação saudável e rica em nutrientes, principalmente para o desenvolvimento infantil – é fundamental. Trabalhamos fortemente na questão nutricional de crianças de até dois anos, no período pré-escolar e escolar, e tanto o COMSEA quanto a CAISAN vêm para fortalecer esse trabalho.”
O próximo passo será a definição de metas e ações estratégicas que irão compor o Plano Municipal de Segurança Alimentar, consolidando uma política pública voltada à nutrição equilibrada e ao bem-estar da população.
Foto: Richard Aldrin


