Furto de energia no Brasil gera prejuízo de R$ 10,3 bilhões em 2024, aponta Abradee

Data:

O furto de energia elétrica, conhecido como perdas não técnicas, causou um prejuízo de R$ 10,3 bilhões ao setor em 2024, segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A prática, popularmente chamada de “gato”, ocorre principalmente em residências, pequenos comércios, escritórios e pequenas indústrias, provocando consumo descontrolado e sobrecarga no sistema elétrico.

De acordo com o estudo “Furto de energia: Perdas não técnicas”, lançado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), essas irregularidades atingiram 16,02% do mercado de baixa tensão em 2024. Além do impacto financeiro nas contas de luz, o furto compromete a qualidade do fornecimento, danifica a infraestrutura e coloca vidas em risco.

Somente no ano passado, foram registradas 88.870 interrupções de energia relacionadas a furtos, com duração média de 8,64 horas. O levantamento da Abradee ainda indica que 45 pessoas morreram e 69 ficaram feridas em acidentes envolvendo ligações clandestinas.

“Mais do que prejuízo financeiro, as ligações clandestinas colocam vidas em risco, sobrecarregam o sistema elétrico e penalizam o consumidor regular com tarifas mais altas. O furto de energia no Brasil equivale à energia gerada pela usina de Tucuruí, no Tocantins”, alertou Marcos Madureira, presidente da Abradee.

As distribuidoras associadas têm intensificado a fiscalização e a conscientização da população, por meio de iniciativas como a Campanha Nacional de Segurança, que utiliza tecnologia avançada, equipamentos mais resistentes e inteligência artificial para identificar e coibir fraudes.

O combate ao furto de energia, segundo especialistas, exige ações conjuntas de empresas, autoridades e sociedade, para garantir um fornecimento seguro, justo e sustentável para todos os brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...