Empresa portuguesa construirá primeiro túnel submerso do Brasil. Obra deve ser concluída até 2030 com abertura em 2031
A empresa portuguesa Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará Santos e Guarujá. O leilão foi realizado na B3 em São Paulo, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões e concessão de 30 anos.
A Mota-Engil disputou com a espanhola Acciona Concesiones e venceu por apresentar maior desconto sobre a parcela mensal paga pelo poder público. “Temos a certeza de que cumpriremos nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rápido possível”, declarou o vice-presidente Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota.
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, ligando Outeirinhos/Macuco em Santos ao Vicente de Carvalho em Guarujá. Permitirá tráfego de veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, substituindo as travessias atuais que transportam 78 mil pessoas diariamente.
A construção será feita com blocos de concreto pré-moldados em docas secas, transportados por flutuação e afundados no leito do canal. O projeto centenário, primeiro discutido em 1927, representa a maior obra do PAC federal e deve revolucionar a mobilidade regional da Baixada Santista.


