Harvard vence Trump na Justiça e recupera US$ 2,6 bilhões em verbas

Data:

Juíza determina que governo descongelasse fundos cortados por alegações de antissemitismo. Casa Branca critica “juíza ativista” e anuncia recurso

Uma juíza federal deu ganho de causa a Harvard em processo contra o governo Trump, ordenando o descongelamento de cerca de US$ 2,6 bilhões em financiamento. A decisão criticou também a Suprema Corte por emitir ordens que parecem ignorar precedentes “sem muita explicação”.

O governo Trump cortou as verbas alegando antissemitismo na universidade. Porém, a juíza Allison Burroughs escreveu que “uma revisão do registro administrativo torna difícil concluir outra coisa senão que os réus usaram o antissemitismo como cortina de fumaça para um ataque direcionado e ideologicamente motivado”.

As ações governamentais violaram a Lei de Procedimento Administrativo e a Primeira Emenda, segundo Burroughs. Ela destacou que havia “pouca conexão entre a pesquisa afetada pelos cortes e o antissemitismo”, embora Harvard reconheça ter problemas com a questão.

A porta-voz da Casa Branca, Liz Huston, atacou a “decisão escandalosa” da “juíza ativista nomeada por Obama” e anunciou recurso imediato. O presidente de Harvard, Alan Garber, disse que a decisão “afirma os direitos constitucionais e processuais de Harvard”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...