Pesquisa fase II da MindMed demonstra redução significativa dos sintomas em doses de 100-200mg. Testes fase III estão em andamento
Um estudo clínico demonstrou que o LSD pode reduzir significativamente os sintomas de ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. A pesquisa fase II, patrocinada pela empresa MindMed, testou diferentes doses do composto MM-120 em 198 participantes.
Participantes que receberam doses de 100 ou 200 miligramas de LSD apresentaram redução estatisticamente significativa nos sintomas de ansiedade na quarta semana, comparado ao grupo placebo. Doses menores (25-50mg) também mostraram benefícios, mas sem significância estatística.
Os efeitos se mantiveram sustentados: quase metade dos participantes das doses maiores estavam em remissão da ansiedade na 12ª semana, comparado a apenas 20% do grupo controle. Efeitos adversos incluíram alucinações visuais, náusea e dores de cabeça, consistentes com efeitos conhecidos do LSD.
A MindMed já iniciou três testes fase III do MM-120 para ansiedade e depressão, com resultados esperados em 2026. O autor do estudo, Maurizio Fava, chamou a pesquisa de “verdadeiro ponto de virada na psiquiatria”. Os resultados foram publicados no JAMA.
É importante notar que estes são resultados preliminares e o LSD não está aprovado para uso terapêutico.


