São Vicente inaugura primeiro espaço de acolhimento para dependentes químicos da Baixada

Data:

Espaço Prevenir oferece atendimento gratuito com equipe multidisciplinar. Capacidade para 200 pessoas por mês sem necessidade de encaminhamento

São Vicente inaugurou o Espaço Prevenir, primeira unidade da Baixada Santista voltada ao acolhimento de pessoas em recuperação do uso de drogas. A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura municipal.

Localizado na Rua Doutor Lincoln Feliciano da Silva, 10, na Vila Voturuá, o espaço funciona de terça a sexta das 12h às 21h e sábados das 8h às 17h. O atendimento é gratuito e não exige encaminhamento prévio, podendo atender até 200 pessoas mensalmente.

A equipe multidisciplinar inclui psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, oferecendo escuta individual, grupos de apoio às terças e quintas à noite, oficinas culturais e orientação profissional. Aos sábados há atendimentos individuais e atividades para familiares.

“Não se trata apenas de tratamento, mas de prevenção, fortalecimento de vínculos e dignidade”, destacou a secretária estadual Andrezza Rosalém. O investimento foi de R$ 50 mil para implantação, com custeio mensal igual, totalizando R$ 600 mil anuais.

O modelo já atende mais de 2.800 pessoas em três unidades da capital paulista, sendo esta a primeira na Baixada Santista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Caneta autoaplicável para Alzheimer leva tratamento para casa e muda a rotina dos pacientes

O tratamento do Alzheimer deu um passo importante rumo...

Especialistas defendem regras mais duras para celulares entre crianças e adolescentes

A discussão sobre crianças e telas está deixando de...

Nova ferramenta mede risco de infarto em até 30 anos e aposta em prevenção mais cedo

Uma nova calculadora de risco cardiovascular tenta mudar a...