Coordenador da Utag destacou uso de ambiente comum de dados e modelagem 3D. Tecnologias tornam gerenciamento mais ágil e transparente
Curitiba apresentou suas inovações tecnológicas aplicadas à gestão de obras públicas durante a Conferência Internacional do CAU/BR 2025. O coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira, participou do painel “Entre dados e espaços: o futuro das cidades inteligentes” no sábado.
Teixeira destacou a implantação de ambiente comum de dados como ferramenta para tornar o gerenciamento de obras mais ágil, transparente e integrado. As soluções conectam escritório e campo em tempo real, beneficiando produtividade e qualidade dos serviços.
O município implementa ferramenta específica para gestão da qualidade, riscos, aspectos ambientais e sociais das intervenções, fortalecendo governança e sustentabilidade. A modelagem 3D é utilizada como recurso de comunicação, permitindo que cidadãos visualizem antecipadamente as transformações urbanas.
“Estamos falando de obras complexas, que envolvem múltiplas disciplinas e equipes. Ter plataforma integrada facilita controle, colaboração e tomada de decisão”, explicou Teixeira. A apresentação também recordou a tradição de planejamento urbano inovador de Curitiba, com marcos no Plano Agache (1943) e Plano Diretor de 1965.


