Governo desenvolve app do Luz para Todos que funciona sem internet

Data:

Plataforma digital vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas em áreas rurais e remotas. Foco na Amazônia Legal com geolocalização automática

O Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Gestão e da Inovação assinaram acordo para desenvolvimento de aplicativo digital do programa Luz para Todos que funcionará sem conexão à internet. A ferramenta visa atender 1,2 milhão de pessoas em áreas rurais e remotas.

O app terá interface intuitiva com geolocalização automática para mapear comunidades beneficiárias e otimizar planejamento de obras. A iniciativa integra o programa Startup gov.br e facilitará cadastro e acompanhamento de solicitações em regiões da Amazônia Legal.

“O aplicativo irá impulsionar a inclusão social e desenvolvimento regional, reforçando o compromisso com a universalização do acesso à energia elétrica”, destacou João Daniel Cascalho, secretário Nacional de Energia Elétrica.

O projeto atenderá comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos, ribeirinhos e famílias de baixa renda do CadÚnico. A integração com bases governamentais permitirá validação automática de beneficiários.

O desenvolvimento durará 18 meses (setembro 2025 a fevereiro 2027), dividido em seis etapas. A primeira versão está prevista para outubro de 2025, com atualizações trimestrais.

A eletrificação impactará economia local, permitindo funcionamento de equipamentos agrícolas e integrando comunidades ao mercado de forma competitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

São Sebastião projeta Carnaval 2026 com 500 mil turistas e ocupação hoteleira acima de 93%

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria...

Justiça Eleitoral leva biometria a Bertioga

A Justiça Eleitoral, por meio da 272ª Zona Eleitoral...

Santos adere programa que reforça educação empreendedora

Formar alunos mais criativos, autônomos e preparados para o...