‘Diella’ será responsável por licitações públicas para garantir transparência. Primeira-ministra virtual foi anunciada por Edi Rama
O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou a nomeação de Diella, primeira ministra gerada por inteligência artificial do mundo. O nome significa “sol” em albanês e marca inovação sem precedentes na administração pública global.
“Diella é o primeiro membro do governo que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial”, declarou Rama ao apresentar seu novo gabinete após vitória eleitoral em maio.
A ministra virtual será responsável por todas as decisões sobre licitações de contratação pública, garantindo que estejam “100% livres de corrupção” e que financiamentos públicos sejam “perfeitamente transparentes”. Terá direito de “contratar talentos de todo o mundo” para avaliar licitações.
Diella, apresentada como “mulher” vestida com traje tradicional albanês, já funcionava desde janeiro como assistente virtual na plataforma e-Albania. Até agora, ajudou a emitir 36.600 documentos digitais e prestou quase mil serviços.
A luta contra corrupção na administração pública é critério-chave para candidatura albanesa à União Europeia. Rama espera que o país de 2,8 milhões de habitantes ingresse no bloco até 2030.


