A Defesa Civil do Estado de São Paulo ativou, nesta segunda-feira (15), o Gabinete de Crise do período de estiagem, que funcionará das 6h às 18h no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes. A ação integra a Operação SP Sem Fogo e marca a primeira mobilização do ano.
Segundo o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno será a mais crítica de 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas. O alerta se deve às altas temperaturas e aos baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado.
O Gabinete de Crise reúne representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da operação, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, Fundação Florestal, DER, além das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O objetivo é acelerar a mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento das ocorrências.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a medida é essencial para atravessar os próximos dias:
“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção. A integração entre as instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos da estiagem”, destacou.
Sobrevoo em Cruzeiro
No domingo (14), o coronel Henguel Ricardo Pereira, ao lado da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, sobrevoou a cidade de Cruzeiro, onde um incêndio de grandes proporções atingiu áreas de mata entre os dias 10 e 14 de setembro.
Cerca de 45 profissionais atuaram no combate, com apoio de dois helicópteros — um da Polícia Militar e outro contratado pela Fundação Florestal. O fogo já estava praticamente extinto durante a vistoria, restando apenas um foco de fumaça, rapidamente controlado.
Situação no estado
Atualmente, cinco incêndios permanecem ativos em diferentes regiões de São Paulo, com destaque para os municípios de Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba. No combate, estão mobilizadas quatro aeronaves, três helicópteros e um avião, além de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Florestal.
Como receber alertas
A Defesa Civil disponibiliza alertas gratuitos sobre riscos de desastres naturais:
- Por SMS: enviar o CEP para o número 40199;
- Por WhatsApp: iniciar conversa com o número (61) 2034-4611.
Operação SP Sem Fogo
Criada em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública e Agricultura, a operação conta ainda com a Cetesb, DER, Fundação Florestal e forças policiais. A iniciativa é permanente e atua em fases — verde, amarela e vermelha — conforme o risco climático, priorizando prevenção, monitoramento e resposta rápida a incêndios.


