Defesa Civil mobiliza Gabinete de Crise contra incêndios na reta final da estiagem em SP

Data:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo ativou, nesta segunda-feira (15), o Gabinete de Crise do período de estiagem, que funcionará das 6h às 18h no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes. A ação integra a Operação SP Sem Fogo e marca a primeira mobilização do ano.

Segundo o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno será a mais crítica de 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas. O alerta se deve às altas temperaturas e aos baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado.

O Gabinete de Crise reúne representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da operação, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, Fundação Florestal, DER, além das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O objetivo é acelerar a mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento das ocorrências.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a medida é essencial para atravessar os próximos dias:
“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção. A integração entre as instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos da estiagem”, destacou.

Sobrevoo em Cruzeiro

No domingo (14), o coronel Henguel Ricardo Pereira, ao lado da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, sobrevoou a cidade de Cruzeiro, onde um incêndio de grandes proporções atingiu áreas de mata entre os dias 10 e 14 de setembro.

Cerca de 45 profissionais atuaram no combate, com apoio de dois helicópteros — um da Polícia Militar e outro contratado pela Fundação Florestal. O fogo já estava praticamente extinto durante a vistoria, restando apenas um foco de fumaça, rapidamente controlado.

Situação no estado

Atualmente, cinco incêndios permanecem ativos em diferentes regiões de São Paulo, com destaque para os municípios de Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba. No combate, estão mobilizadas quatro aeronaves, três helicópteros e um avião, além de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Florestal.

Como receber alertas

A Defesa Civil disponibiliza alertas gratuitos sobre riscos de desastres naturais:

  • Por SMS: enviar o CEP para o número 40199;
  • Por WhatsApp: iniciar conversa com o número (61) 2034-4611.

Operação SP Sem Fogo

Criada em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública e Agricultura, a operação conta ainda com a Cetesb, DER, Fundação Florestal e forças policiais. A iniciativa é permanente e atua em fases — verde, amarela e vermelha — conforme o risco climático, priorizando prevenção, monitoramento e resposta rápida a incêndios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...