Guarujá intensifica combate ao trabalho infantil com Caravana Aepeti

Data:

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), promoveu mais uma edição da Caravana Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), iniciativa que busca capacitar profissionais da rede socioassistencial para identificar sinais de alerta e compreender as consequências do trabalho precoce.

No último dia 12, a ação ocorreu na Casa Cai (Casa de Assistência Integrada), reunindo servidores que participaram de oficinas sobre o conceito legal e social do trabalho infantil, seus impactos e as formas mais graves de exploração — entre elas a exploração sexual, o tráfico e a produção de drogas, o trabalho análogo à escravidão e atividades precárias em ruas e praias.

A capacitação também destacou a importância do Cadastro Único (CadÚnico) como ferramenta estratégica para identificar e acompanhar famílias vulneráveis, priorizando crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos programas de transferência de renda e proteção social.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Assistência Social ressaltou o papel transformador da iniciativa:

“Erradicar o trabalho infantil é proteger o futuro da nossa Cidade. E isso só é possível quando capacitamos quem está na ponta, no contato direto com as famílias, para identificar e agir diante dessa violação de direitos. A Caravana Aepeti é fundamental para transformar a realidade das nossas crianças.”

Próximas ações

A Caravana Aepeti atua em cinco eixos estratégicos: informação e mobilização, identificação, proteção social, apoio e responsabilização, e monitoramento. A proposta é envolver poder público, sociedade civil e lideranças comunitárias em um esforço coletivo para eliminar o trabalho infantil em Guarujá.

A próxima edição está marcada para o dia 30 de setembro, às 9 horas, durante a reunião de rede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Enseada, na Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Balneário Cidade Atlântica.

Como ajudar

Casos de trabalho infantil podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque 100.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

R$ 30 bilhões por ano não bastam? Congresso aumenta salários enquanto o Brasil paga a conta!

Enquanto o brasileiro calcula se consegue pagar o supermercado...

São Sebastião projeta Carnaval 2026 com 500 mil turistas e ocupação hoteleira acima de 93%

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria...

Justiça Eleitoral leva biometria a Bertioga

A Justiça Eleitoral, por meio da 272ª Zona Eleitoral...