Santos realiza 9º Mutirão de Emprego com foco exclusivo em pessoas com deficiência

Data:

O 9º Mutirão de Emprego da Prefeitura de Santos, realizado nesta terça-feira (30) no Resolve Aqui, entrou para a história da Cidade. Pela primeira vez, a iniciativa foi voltada exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD) e marcou a instalação do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), do Governo do Estado de São Paulo.

Organizado pela Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego, o evento reuniu 290 candidatos que disputaram 218 vagas em setores como portuário e logístico, comércio atacadista e varejista, prestação de serviços e administração. Mais de 20 empresas participaram da ação e foram emitidos 70 laudos técnicos de deficiência.

Histórias de esperança

Entre os participantes estava a fisioterapeuta Erika Aparecida Apipe da Silva, 44 anos, que busca recolocação em funções administrativas. “Almejo um cargo administrativo e tenho esperança de conseguir”.

A faturista Luciana da Silva, 50, desempregada há três anos, também saiu animada. “Este tipo de iniciativa é excelente e estou apostando nessa oportunidade”.

Já o assessor parlamentar Samuel Sestaro, 33, que tem Síndrome de Down, destacou a importância do evento: “Nós temos competência para ocupar espaços no mercado de trabalho”.

Polo de Empregabilidade Inclusiva

Durante o mutirão, o prefeito Rogério Santos, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, assinaram o protocolo de intenções do PEI.

O programa adota a metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas auxiliam tanto os candidatos quanto os departamentos de Recursos Humanos, ampliando as chances de inclusão e permanência no mercado. “Mais de 90% das pessoas permanecem nas empresas”, destacou Marcos da Costa.

O prefeito Rogério Santos ressaltou que a parceria “reafirma o compromisso de Santos com as políticas de acessibilidade e inclusão já implementadas”.

A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Cristiane Zamari, lembrou que ainda há resistência por parte de algumas empresas, mas acredita que o convênio ajudará a quebrar barreiras.

Próximas edições

De acordo com o secretário Bruno Orlandi, outros mutirões semelhantes estão programados:
“Queremos proporcionar cada vez mais condições de emprego e renda, com estímulos à capacitação. Desta vez, conseguimos reunir oportunidades em diferentes áreas, mostrando que há espaço para todos os perfis”.

O coordenador de Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Serra, adiantou que o próximo mutirão deve ocorrer em meados de outubro. “Queremos atender ainda mais candidatos e empresas, sempre com atenção especial à inclusão de PCDs”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Fantástico revela erros básicos em prova de Medicina e acende alerta sobre formação médica no Brasil

Uma reportagem exibida no Fantástico, neste domingo (25), trouxe...

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...