Médicos alertam que prática popularizada no TikTok não tem comprovação científica. Pode agravar distúrbios como apneia do sono
Médicos alertam contra a prática de dormir com fita adesiva na boca, tendência popularizada nas redes sociais que promete melhorar o sono e reduzir ronco. As alegações não são apoiadas pela ciência e têm sido promovidas no TikTok, às vezes por pessoas ligadas a empresas que vendem produtos relacionados.
“Os estudos por trás da fita adesiva são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem”, disse a Dra. Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Oregon Health & Science University.
Os riscos incluem agravar distúrbios do sono como apneia ou até causar sufocamento.
Respirar pelo nariz é melhor que pela boca na maior parte do tempo. O nariz funciona como sistema de filtragem natural, retendo poeira e alérgenos antes que cheguem aos pulmões. A respiração bucal pode causar boca seca, garganta irritada, mau hálito e problemas de saúde bucal.
Não há evidências sólidas de que a fita adesiva ajude a melhorar o sono. Alguns estudos foram conduzidos, mas eram tão pequenos que especialistas dizem que não se deve tirar conclusões.
O Dr. David Schulman, médico do sono da Universidade Emory, recomenda outras alternativas como protetores bucais prescritos ou aparelho de CPAP. Para fumantes ou pessoas acima do peso, parar de fumar e perder peso pode ajudar.
Respirar pela boca pode indicar apneia obstrutiva do sono, distúrbio em que a respiração para e recomeça repetidamente devido a via aérea bloqueada. O distúrbio está relacionado tanto à respiração bucal quanto ao ronco.
O melhor é fazer teste do sono, alguns dos quais podem ser feitos em casa. “É sempre melhor saber do que não saber”, disse Schulman.


