Anvisa aciona autoridades internacionais para trazer antídoto do metanol ao Brasil

Data:

Fomepizol não é vendido no país e governo tenta importar em caráter emergencial. Agência contatou órgãos reguladores de 10 países

Casos de intoxicação por metanol acenderam alerta sanitário no Brasil e colocaram o governo em corrida para garantir acesso ao fomepizol, medicamento usado como antídoto. O remédio não está disponível no mercado nacional e, diante da urgência, a Anvisa acionou autoridades reguladoras de diferentes países para viabilizar importação.

Entre os órgãos contatados estão FDA (Estados Unidos), EMA (União Europeia) e agências de Canadá, Reino Unido, Japão, China, Argentina, México, Suíça e Austrália. O objetivo é acelerar trâmites para trazer o produto ao país e ampliar opções de tratamento.

O metanol é álcool usado industrialmente em solventes e produtos químicos. O Brasil vem registrando aumento de casos de intoxicação por metanol misturado a bebidas alcoólicas adulteradas.

O fomepizol é considerado tratamento de referência porque age bloqueando transformação da substância em metabólitos tóxicos, responsáveis por danos graves ao sistema nervoso e fígado. Sem ele, serviços de saúde precisam recorrer a etanol grau farmacêutico, menos seguro e eficaz.

A Anvisa publicou edital de chamamento internacional buscando fabricantes e distribuidores com estoque disponível. A medida atendeu pedido de urgência do Ministério da Saúde.

Três laboratórios — Lacen/DF, Laboratório Municipal de SP e INCQS/Fiocruz — foram mobilizados para analisar amostras suspeitas. Fiscalizações começaram em diferentes estados.

A orientação à população é ligar para o Disque-Intoxicação (0800-722-6001) em caso de suspeita.

O metanol não tem cheiro, cor ou sabor característicos, podendo ser misturado ilegalmente sem que consumidor perceba. Quando ingerido, transforma-se em substâncias altamente tóxicas como ácido fórmico, causando visão borrada, tontura, dor abdominal e, em casos graves, cegueira irreversível e morte.

O Ministério da Saúde instalou Sala de Situação nacional para coordenar ações com Anvisa, vigilâncias sanitárias e órgãos federais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...