São Vicente altera legislação para atrair empreendimentos de gastronomia e hotelaria

Data:

Lei cria seis Zonas Especiais de Turismo para incentivar investimentos. Objetivo é potencializar eixo centro-praia como polo turístico

São Vicente atualizou a legislação de uso e ocupação do solo para potencializar investimentos nos setores de hotelaria e gastronomia. A Lei Complementar 1142/23 institui Zonas Especiais de Turismo (ZETs), criando cenário para revitalizar a economia local e colocar a cidade entre os principais polos de atração turística.

A lei estabelece seis Zonas Especiais de Turismo: ZET-1 (Horto), ZET-2 (Ilha Porchat), ZET-3 (Morro dos Barbosas), ZET-4 (Náutico), ZET-5 (Orla) e ZET-6 (Prainha).

A ideia é favorecer instalação de imóveis comerciais em regiões com vocação turística, seja pelas belezas naturais, localização ou investimentos feitos durante a gestão atual. Um exemplo é a Orla, que recentemente recebeu prêmio nacional de “Cidade Caminhável” após reurbanização do Gonzaguinha, com calçadas acessíveis.

Nesses locais específicos, a legislação incentiva instalação de atividades comerciais e de prestação de serviços voltadas ao turismo, incluindo estabelecimentos gastronômicos, espaços culturais, serviços de hospedagem (hotéis, pousadas e apart-hotéis), bares, entretenimento, marinas, quiosques, artesanato e agências de viagens.

Um dos pilares é a transformação do eixo que conecta Centro Histórico, Centro Comercial e Orla da Praia em polo turístico vibrante. Entre as novidades está alteração do plano diretor e nova legislação para hotéis studio, fortalecendo o setor hoteleiro.

O prefeito Kayo Amado declarou: “Estamos construindo as bases para futuro próspero. A Lei Complementar 1142/23 não é apenas atualização legal; é convite aberto ao investimento. Temos expectativa de anunciar em breve novos empreendimentos em fase avançada de negociação, confirmando o potencial dessa legislação para transformar nossa cidade em destino turístico de referência.”

A legislação é aliada ao Programa “São Vicente de Cara Nova”, potencializando o desenvolvimento sustentável com mais lazer para moradores e recursos para desenvolvimento local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...