A Prefeitura de Cubatão vai intensificar as ações de fiscalização contra a venda de bebidas adulteradas ou sem nota fiscal, em uma operação conjunta entre órgãos de saúde e segurança pública. A decisão foi definida em reunião realizada nesta terça-feira (14), na sede do Departamento de Vigilância em Saúde, com a presença de representantes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Procon, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Secretarias de Finanças e Obras. A Polícia Civil também se colocou à disposição para participar das ações.
As operações serão surpresa e ocorrerão duas vezes por semana, em diferentes horários e bairros. Segundo Daniela Paz, diretora de Vigilância em Saúde, o objetivo é garantir que alimentos e bebidas vendidos no comércio estejam dentro das normas. “Queremos proteger a população de Cubatão e combater qualquer prática irregular”, destacou.
Nos últimos finais de semana, cerca de 40 garrafas de destilados foram apreendidas durante o Guará Fest, após a proibição da venda desse tipo de bebida no evento.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil soma 213 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo 32 confirmados, a maioria em São Paulo. Cubatão não registra casos até o momento.


