Projeto será encaminhado à Senatran ainda este ano. Iniciativa abrangerá avenidas Dom Pedro I na Enseada e Santos Dumont em Vicente de Carvalho.
A Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, está desenvolvendo estudos para implantar o Projeto Faixa Azul no município, com concretização prevista para 2026. A iniciativa visa proteger motociclistas, alvo mais frequente em acidentes de trânsito não só na cidade mas no país, principalmente após 2020 com evolução dos entregadores de aplicativo colocando mais motocicletas em circulação. O projeto deve abranger avenidas Dom Pedro I na Enseada e Santos Dumont em Vicente de Carvalho.
A equipe da Semob participou de duas reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, que já implantou Faixa Azul nas principais vias da capital. Ainda em fase experimental, o projeto apresentou resultados positivos contribuindo para queda de acidentes envolvendo motocicletas nas vias implementadas. O prefeito destacou que desde início da gestão ordenou estudos para instalação: “Em Guarujá, temos frota de motocicletas muito grande. Mas temos que adotar soluções técnicas com consciência para proteger vidas no trânsito. Estamos na fase final da conclusão deste que será mais um avanço na mobilidade urbana municipal”.
A Faixa Azul não é sinalização fixada no Código de Trânsito Brasileiro, dependendo de autorização especial do Senatran para ser regular, já que competência para legislar sobre trânsito é privativa da União. A Câmara dos Deputados discute projeto para previsão no CTB. O secretário de Mobilidade Urbana explicou que primeiro realiza-se projeto estudando vias onde Faixa Azul poderá ser viabilizada, largura das vias e se comportam o projeto, havendo conjunto de engenharia de tráfego orientando e sustentando implantação para inscrição na Senatran ainda este ano.


