O município de Guarujá marcou presença na 8ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, elegendo três delegados para representá-lo na etapa nacional. Um dos delegados é do Poder Público e os outros dois são da sociedade civil. O evento ocorreu nos dias 18 e 19, em São Paulo, com o tema central “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
A conferência teve como propósito fortalecer o compromisso do Estado com a promoção e defesa dos direitos humanos, consolidando políticas públicas voltadas para a igualdade, inclusão e justiça social. A realização foi da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos.
Esta etapa estadual foi preparatória para a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada em Brasília, de 10 a 12 de dezembro. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), está coordenando os trâmites para a participação dos representantes na etapa federal.
O Gestor de Programa da Sedhuci enfatizou a importância da presença de Guarujá na conferência estadual como um compromisso com a defesa e promoção dos direitos humanos. Participar desse espaço de diálogo e construção coletiva demonstra o engajamento com as questões da dignidade humana e a representatividade na conferência nacional.
Os debates foram estruturados em seis eixos, abordando os desafios e diversidades presentes no Estado de São Paulo, alinhando as demandas estaduais com as diretrizes nacionais. Esses eixos incluem temas como enfrentamento de violações e retrocessos, democracia e participação popular, igualdade e justiça social, justiça climática, meio ambiente e direitos humanos, proteção dos direitos humanos no contexto internacional, e fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.


