A Calculadora Transdiagnóstica SMFQ foi desenvolvida em um estudo que analisou dados de 1.905 jovens, com idades entre 14 e 23 anos, que faziam parte da Brazilian High Risk Cohort (BHRC), também conhecida como Coorte Brasileira de Alto Risco para Condições Mentais. Este projeto, vinculado ao CISM, tem como objetivo investigar as origens genéticas e ambientais de transtornos mentais, e neste ano comemora 15 anos de atividades.
Essa calculadora online gratuita utiliza o escore calculado para indicar a probabilidade percentual de um diagnóstico de depressão, ansiedade, pânico/agorafobia e estresse pós-traumático. Caso o escore final fique abaixo dos pontos de corte estabelecidos para essas condições, a ferramenta aponta a ausência ou baixa presença de sintomas.
Disponível em português e inglês, a calculadora visa auxiliar profissionais de saúde, principalmente em países de baixa e média renda, como o Brasil, onde a detecção de transtornos mentais ainda é deficiente. Ao integrar essa ferramenta na prática clínica, os profissionais podem otimizar suas análises de dados, economizando tempo e recursos, o que possibilita uma avaliação mais precisa e personalizada dos pacientes.
O estudo que descreve as propriedades clínicas do questionário breve de humor e sentimentos pode ser consultado no artigo “Clinical properties of the short mood and feelings questionnaire: development of a free calculator based on the Brazilian high-risk cohort study”.
A Calculadora Transdiagnóstica SMFQ está disponível gratuitamente em: https://mheg.shinyapps.io/mfq-score-main/.


