Vencedores da 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos são revelados

Data:

Escolas de Franca, Itatiba e Campinas foram premiadas na categoria de ensino médio, enquanto as vencedoras no ensino fundamental são de Várzea Paulista, Mogi Guaçu e Pedreira. O principal propósito dessa premiação é estimular a realização de atividades científicas em escolas públicas, incentivando a participação dos estudantes e da comunidade escolar no universo da ciência e suas aplicações na educação e na vida cotidiana.

Na cidade de Várzea Paulista, os alunos da Escola Estadual Mitiharu Tanaka se inspiraram nos problemas causados pelas fortes chuvas locais para desenvolver o projeto “Cidade à Prova d’Água”, sob a orientação da professora Kethlyn Belmonte. Eles criaram protótipos de pisos drenantes que poderiam facilitar o escoamento da água da chuva, reduzindo inundações. O projeto foi apresentado às autoridades municipais.

Na categoria de ensino médio, um dos premiados foi o projeto “FishVision”, realizado por estudantes do curso técnico em eletrônica da Escola Técnica Estadual Bento Quirino, em Campinas. Com a supervisão da professora Regina Morishigue Kawakami, o grupo desenvolveu um submarino impresso em 3D que realiza a biometria de tilápias de forma remota e não invasiva, contribuindo para a produtividade e preservação do ecossistema.

A Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone, em Itatiba, criou o projeto “Neurync – Sistema de Auxílio para Neurodivergentes”, com o objetivo de auxiliar alunos com TDAH, dislexia e autismo a se comunicarem e lidarem com situações sensoriais desafiadoras em sala de aula. Sob a orientação do professor Anderson Wilker Sanfins, os estudantes desenvolveram um sistema de alerta discreto para professores em momentos de desconforto, promovendo a inclusão e evitando constrangimentos.

Em Franca, a Escola Estadual Ângelo Scarabucci se destacou com o projeto “Fertiliza Invasora”, sob a orientação do professor Henrique Pereira. O projeto visa controlar e reaproveitar árvores invasoras no reflorestamento com espécies nativas, além de promover eventos ecológicos entre os alunos, como caminhadas, coleta de lixo e plantio de mudas, contribuindo para a conservação ambiental e a conscientização dos estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...