A população de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, passa a contar com mais água potável neste verão com a entrega do novo Reservatório Perequê-Mirim, inaugurado nesta segunda-feira (27) pela Sabesp. A estrutura tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, beneficiando diretamente mais de 25 mil moradores e turistas.
A obra faz parte das ações do Governo de São Paulo para garantir segurança hídrica à população, dentro de um plano de investimentos que deve alcançar R$ 70 bilhões até 2029, em meio ao processo de desestatização da companhia.
De acordo com Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o novo reservatório é um passo importante no fortalecimento do sistema de abastecimento da região. “A entrega reforça nossa capacidade de resposta à seca e garante mais segurança hídrica para milhares de pessoas. Cada investimento é parte de um planejamento estratégico voltado para o futuro”, destacou.
O Reservatório Perequê-Mirim atenderá os bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita e Ribeira, beneficiando indiretamente outras áreas como Toninhas, Itaguá, Iperoig e Tenório.
Segundo Mônica Riccitelli, gerente regional da Sabesp, o equipamento é fundamental para o período de alta temporada. “O novo reservatório é uma reserva estratégica essencial para o verão e integra os investimentos da Sabesp no Litoral Norte, dentro da meta de universalizar o saneamento até 2029”, afirmou.
Construído com tecnologia alemã de dobra dupla, o tanque é mais resistente e reduz riscos de vazamentos. A entrega integra o Programa Água no Litoral, que prevê obras para ampliar o sistema de abastecimento em toda a faixa costeira paulista.
Além do reservatório, a Sabesp instalou um ponto público de abastecimento na área externa do novo tanque, permitindo que moradores e visitantes encham garrafas e recipientes de água potável.
Em Ubatuba, a Sabesp está investindo R$ 76 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina e na construção de outro reservatório, nas Toninhas, com capacidade para 3 milhões de litros, previsto para 2026.


