Com o tema “Um toque de amor pela vida”, a Prefeitura de Guarujá reuniu 220 servidoras municipais no Teatro Procópio Ferreira, na última terça-feira (21), em um grande encontro alusivo ao Outubro Rosa. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Gestão Administrativa (ADM), por meio do Setor de Saúde Ocupacional, teve como foco a conscientização e a prevenção ao câncer de mama e outras doenças que afetam a saúde da mulher.
A abertura do evento contou com uma apresentação especial da cantora Adriana Mezzadri, seguida de uma mesa-redonda com profissionais de saúde, que esclareceram dúvidas e ofereceram orientações sobre exames preventivos, diagnóstico precoce e tratamentos disponíveis.
O público também participou de dinâmicas e um bate-papo interativo sobre autocuidado, prevenção e qualidade de vida. As servidoras ainda puderam desfrutar de um coffee break oferecido pela organização.
Entre as participantes, Iracilda dos Santos Pereira, agente de serviço de alimentação, destacou o aprendizado sobre os exames complementares à mamografia.
“Eu só sabia da mamografia e da ultrassonografia mamária, mas não sabia que em caso de dúvida ainda há a ressonância magnética. A palestra foi muito esclarecedora”, comentou.
Já Guilhermina Aparecida Borges dos Santos, servidora da ADM, ressaltou a importância da rede de apoio entre colegas.
“Achei gratificante participar. As falas sobre mamografia e apoio entre servidores mostraram o quanto é essencial cuidarmos uns dos outros”, disse.
O médico do trabalho Antonio Bricenõ Armas e a enfermeira Adriana Dias de Oliveira, gestora assistencial da Gocare Saúde, mediaram os debates.
Segundo o secretário de Gestão Administrativa, ações como essa fortalecem a política de promoção da saúde no ambiente de trabalho:
“Campanhas de prevenção são fundamentais para lembrar que devemos cuidar da saúde todos os dias. A troca de experiências ajuda a garantir uma vida mais saudável e com qualidade.”
Durante o encontro, foram abordados temas como importância da mamografia e do autoexame, qualidade de vida, atividade física no tratamento, saúde emocional, nutrição preventiva, autoimagem e sexualidade, saúde mental do cuidador e segurança no ambiente de trabalho.


