A campanha Novembro Azul começou em Santos com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. As unidades de saúde da cidade já estão decoradas no clima da campanha, que busca conscientizar a população sobre a importância dos exames regulares.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2025 foram registradas 32 mortes por câncer de próstata em Santos — uma redução pela metade em relação a 2024, que teve 63 óbitos. O exame preventivo pode ser solicitado diretamente na policlínica de referência, sem necessidade de consulta médica prévia. Homens, mulheres trans e travestis com 45 anos ou mais estão convocados para realizar o check-up anual.
Entre os exames laboratoriais, destaca-se a análise do PSA (antígeno prostático específico), que auxilia na detecção precoce da doença. Caso o resultado apresente alterações, o paciente é encaminhado ao urologista para exames complementares. Outros testes incluem hemograma completo, colesterol, ureia, creatinina e avaliação da função tireoidiana e hepática.
O secretário de Saúde, Fábio Lopez, destacou que o Novembro Azul também reforça a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto. “A campanha é essencial para incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem o check-up com regularidade”, afirmou.


