Ações do Grupamento de Defesa Ambiental garantiram o resgate e a devolução segura de duas aves e um tamanduá-mirim à natureza em Guarujá.
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá realizou nesta terça-feira (4) o resgate de duas aves e um tamanduá-mirim em diferentes pontos da cidade. A primeira ocorrência foi registrada no Condomínio Acapulco, onde um filhote de gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) caiu do ninho enquanto aprendia a voar. Como a árvore tinha mais de dez metros de altura, os agentes isolaram o local e orientaram que a ave permanecesse próxima ao ponto de origem, aumentando as chances de ser cuidada pelos pais.
A equipe também capturou uma jacuguaçu (Penelope obscura) que entrou no terminal de passageiros do Ferry Boat. Após avaliação, a ave foi solta na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeça do Dragão.
Ainda no mesmo dia, um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi encontrado próximo à Avenida Puglisi. O animal, sem ferimentos, foi resgatado com apoio de uma clínica veterinária e devolvido à natureza na mesma área de preservação.


