O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá realizou, nesta terça-feira (4), o resgate de duas aves e um tamanduá-mirim em diferentes pontos da cidade. As ações garantiram o retorno dos animais ao habitat natural e reforçam o compromisso do município com a proteção da fauna silvestre.
A primeira ocorrência aconteceu no Condomínio Acapulco, onde um filhote de gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) caiu do ninho, possivelmente durante o aprendizado de voo. Como a árvore tinha mais de 10 metros, os agentes orientaram os funcionários do local a isolar a área e manter o filhote protegido no solo, para que os pais pudessem continuar cuidando dele — medida recomendada para aumentar as chances de sobrevivência.
Pouco depois, o GDA foi acionado para o resgate de uma jacuguaçu (Penelope obscura) que entrou em uma sala do terminal de passageiros do Ferry Boat. Sem ferimentos, a ave foi solta em área de mata na APA Cabeça do Dragão.
Ainda no mesmo dia, o grupo resgatou um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) encontrado próximo à Avenida Puglisi, nas imediações da delegacia. O animal estava saudável e também foi devolvido à natureza na Área de Proteção Ambiental Cabeça do Dragão.


