Lula cobra ações concretas contra a crise climática na COP30

Data:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (6) que a humanidade precisa transformar promessas em resultados concretos diante da crise climática. O discurso ocorreu na abertura da primeira mesa temática da Cúpula de Líderes da COP30, intitulada “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”, em Belém (PA).

Lula, que presidiu a sessão, ressaltou a necessidade de união entre as nações. “Nenhum país poderá enfrentar a crise climática sozinho. Os incêndios que consomem nossas florestas não respeitam fronteiras, assim como o plástico que polui os oceanos. Somente um multilateralismo revigorado pode equacionar esses dilemas”, afirmou.

O presidente convocou os líderes mundiais a aproveitarem a COP30 — que chamou de “a COP da verdade” — para transformar “ambição em ação”, defendendo um pacto pela vida das florestas, dos oceanos e da própria humanidade.

Compromissos do Brasil

Lula destacou que o Brasil reduziu em mais de 50% o desmatamento na Amazônia e reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. O país também pretende recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas na próxima década, aliando restauração florestal e produção sustentável.

No campo marinho, o presidente anunciou que o Brasil ratificará até o fim de 2025 o Tratado do Alto Mar, que define regras para o uso sustentável dos recursos oceânicos fora das jurisdições nacionais. Também prometeu ampliar de 26% para 30% as áreas marinhas protegidas, em conformidade com o Marco Global da Biodiversidade.

Outro ponto de destaque foi o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um novo modelo de financiamento climático global. O fundo vai recompensar financeiramente países que preservam florestas tropicais, ao mesmo tempo em que remunera investidores com taxas compatíveis ao mercado.

Mais de US$ 5,5 bilhões já foram anunciados para o TFFF, com 53 países endossando a iniciativa. A meta é alcançar US$ 25 bilhões nos primeiros anos.

A Cúpula do Clima, convocada por Lula, segue até sexta-feira (7) e é considerada um marco preparatório para a COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...