Com o objetivo de agilizar os atendimentos e garantir mais segurança aos pacientes, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Itanhaém implantaram, neste ano, o sistema de prontuário eletrônico em nove das 11 unidades do município.
A ferramenta permite o registro digital e legível das informações clínicas, reduzindo erros e melhorando a tomada de decisão médica. Além disso, contribui para diminuir o tempo de espera e aumentar a produtividade nas unidades, já que os profissionais podem acessar rapidamente os dados dos pacientes.
Outro avanço é a integração das informações em uma única plataforma, o que facilita o compartilhamento entre equipes de saúde, evita a perda de registros e aperfeiçoa o controle da produção de procedimentos e serviços.
A digitalização também representa redução de custos para o município, eliminando a necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento de documentos e minimizando o risco de extravio de prontuários.
“O prontuário trouxe mais agilidade e segurança no atendimento, reduzindo perdas de informações e facilitando o acesso ao histórico dos pacientes pela equipe. Melhorou também o controle da produção, o registro das ações e o acompanhamento dos indicadores, permitindo uma gestão mais eficiente e dados mais confiáveis para tomada de decisão”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Fábio Crivellari.


