Dizer “não” fica muito mais fácil quando se aprende desde cedo o que não se pode fazer e o que não se deve permitir. É com esse propósito que a Secretaria de Educação de Itanhaém, em parceria com a Polícia Militar, por meio do Policiamento Social e Comunitário, está promovendo nas escolas municipais as palestras de Prevenção de Atos Infracionais.
Enquanto os corredores se enchiam de estudantes de 12 a 15 anos, eles se acomodavam para mais um encontro que vem transformando o ambiente escolar. O Cabo PM Ricardo Silva, instrutor do PROERD, e sua auxiliar, Sd PM Jesus, conduzem as palestras de forma descontraída e próxima à realidade dos jovens, abordando temas complexos com uma linguagem acessível.
O objetivo é fortalecer a consciência, a responsabilidade e a capacidade de escolha de cada aluno.
Com sensibilidade e experiência, o policial conversa sobre temas essenciais como atos infracionais, uso de drogas (lícitas e ilícitas), bullying, dano ao patrimônio público, lesão corporal, desacato, porte ilegal de arma branca e crimes sexuais. Durante os encontros, não faltam mãos levantadas com dúvidas, relatos e curiosidades.
“Cada escolha traz uma consequência, seja ela positiva ou negativa. O futuro de uma pessoa não se define pelo meio onde ela vive, por sua condição financeira, pela sua opção sexual ou religião, mas pelas escolhas que são tomadas no dia a dia. É preciso saber dizer ‘não’ às ofertas negativas e ser um bom cidadão, respeitando as pessoas e as diferenças, estendendo a mão a quem precisa”, destacou o Cabo Ricardo Silva.
Para o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, a iniciativa é essencial para a formação dos adolescentes.
“Quando existe diálogo e esclarecimento dentro da escola, abrimos caminhos para que nossos jovens se sintam protegidos, informados e preparados”, afirmou.
Professores e gestores também acompanham as palestras e destacam como a presença da Polícia Militar em ações educativas aproxima, humaniza e cria um ambiente de confiança e respeito dentro das escolas.
O Cabo Ricardo ressalta que a experiência tem sido enriquecedora.
“Estreitar o vínculo com os nossos jovens é a melhor maneira de orientá-los no caminho correto”, completou.
As visitas continuam percorrendo todas as unidades de Ensino Fundamental – Anos Finais do município, unindo educação e segurança para formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida.
Porque prevenir também é educar — e construir um futuro melhor.


