Palestras da PM em escolas de Itanhaém reforçam prevenção e cidadania entre adolescentes

Data:

Dizer “não” fica muito mais fácil quando se aprende desde cedo o que não se pode fazer e o que não se deve permitir. É com esse propósito que a Secretaria de Educação de Itanhaém, em parceria com a Polícia Militar, por meio do Policiamento Social e Comunitário, está promovendo nas escolas municipais as palestras de Prevenção de Atos Infracionais.

Enquanto os corredores se enchiam de estudantes de 12 a 15 anos, eles se acomodavam para mais um encontro que vem transformando o ambiente escolar. O Cabo PM Ricardo Silva, instrutor do PROERD, e sua auxiliar, Sd PM Jesus, conduzem as palestras de forma descontraída e próxima à realidade dos jovens, abordando temas complexos com uma linguagem acessível.

O objetivo é fortalecer a consciência, a responsabilidade e a capacidade de escolha de cada aluno.

Com sensibilidade e experiência, o policial conversa sobre temas essenciais como atos infracionais, uso de drogas (lícitas e ilícitas), bullying, dano ao patrimônio público, lesão corporal, desacato, porte ilegal de arma branca e crimes sexuais. Durante os encontros, não faltam mãos levantadas com dúvidas, relatos e curiosidades.

“Cada escolha traz uma consequência, seja ela positiva ou negativa. O futuro de uma pessoa não se define pelo meio onde ela vive, por sua condição financeira, pela sua opção sexual ou religião, mas pelas escolhas que são tomadas no dia a dia. É preciso saber dizer ‘não’ às ofertas negativas e ser um bom cidadão, respeitando as pessoas e as diferenças, estendendo a mão a quem precisa”, destacou o Cabo Ricardo Silva.

Para o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, a iniciativa é essencial para a formação dos adolescentes.

“Quando existe diálogo e esclarecimento dentro da escola, abrimos caminhos para que nossos jovens se sintam protegidos, informados e preparados”, afirmou.

Professores e gestores também acompanham as palestras e destacam como a presença da Polícia Militar em ações educativas aproxima, humaniza e cria um ambiente de confiança e respeito dentro das escolas.

O Cabo Ricardo ressalta que a experiência tem sido enriquecedora.

“Estreitar o vínculo com os nossos jovens é a melhor maneira de orientá-los no caminho correto”, completou.

As visitas continuam percorrendo todas as unidades de Ensino Fundamental – Anos Finais do município, unindo educação e segurança para formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida.
Porque prevenir também é educar — e construir um futuro melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...