Mostra fotográfica “Itã do Mar” e exposição “Omiré Odú” celebram a cultura afro-brasileira e as religiões de matriz africana na cidade.
Guarujá celebra a Semana da Consciência Negra com uma imersão na cultura afro-brasileira através de uma exposição e uma mostra fotográfica. A partir do dia 17 de novembro, o público poderá conferir a mostra “Itã do Mar: Vozes do Ayê” no Paço Municipal e na Fortaleza da Barra Grande. Na fortaleza, além das fotos, estará em exibição a exposição “Omiré Odú”, com a produção artística usada no documentário que inspira as mostras.
As obras, idealizadas pelo historiador e artista local Emerson Porto Ferreira, destacam a força e a ancestralidade das religiões de matriz africana em Guarujá. O projeto busca valorizar esse patrimônio imaterial, mostrando desde a reverência aos mais velhos até o papel social desempenhado por essas comunidades, combatendo o preconceito por meio da arte e do conhecimento.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cultura, é vista como uma ferramenta educacional para promover a diversidade e a inclusão. A gestão municipal reforça que a valorização da cultura afro-brasileira é uma forma de reparação histórica e um compromisso para fortalecer o respeito e dar visibilidade a essas raízes fundamentais da identidade brasileira.


