Com lance que prevê desconto de 12,60% na contrapartida do estado, o consórcio Acqua Vias SP assume a operação das travessias por 20 anos.
O sistema de balsas do litoral paulista e do Vale do Ribeira será modernizado pelo consórcio Acqua Vias SP, vencedor do leilão de parceria público-privada (PPP) realizado nesta quinta-feira (13) na Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa superou outras três concorrentes ao oferecer um desconto de 12,60% sobre a contraprestação do estado, o que representa uma economia para os cofres públicos.
O contrato de 20 anos prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões para modernizar as 14 linhas de travessias do estado. O projeto inclui a aquisição de mais de 40 novas embarcações, a maioria 100% elétrica, além da reforma e ampliação de 20 terminais, novas oficinas e a implementação de sistemas automatizados de cobrança e segurança.
A modernização visa não apenas melhorar a eficiência e a segurança para os mais de 20 milhões de usuários anuais, mas também promover a sustentabilidade. A expectativa é reduzir a emissão de CO₂ em até 18 mil toneladas por ano. A concessionária deve assumir totalmente a operação no sétimo mês após a assinatura do contrato, prevista para o primeiro semestre de 2026.


