Complexo Hospitalar da Zona Noroeste passa a se chamar David Capistrano em homenagem ao ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Santos falecido há 25 anos considerado maior sanitarista do País.
O Complexo Hospitalar da Zona Noroeste passa a se chamar a partir desta segunda-feira Complexo hospitalar da Zona Noroeste David Capistrano em homenagem ao ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Santos falecido há 25 anos sendo considerado um dos maiores sanitaristas do País. O decreto oficializando nova denominação da unidade de saúde foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial municipal santista reconhecendo legado extraordinário do gestor público pioneiro em políticas de saúde pública brasileiras.
A novidade foi antecipada pelo atual secretário de Saúde Fábio Lopez aos servidores da pasta na última sexta-feira durante encerramento da Semana de Saúde Pública David Capistrano sendo maior evento de saúde pública de Santos promovido pela Secretaria de Saúde mediante Escola da Saúde de Santos. É justa homenagem a quem dedicou-se à saúde pública com tanta coragem e pioneirismo. Muitas das políticas implementadas em Santos por ele tornaram-se modelo para Brasil sendo adotadas nacionalmente com chancela do Ministério da Saúde destacou Lopez evidenciando importância histórica das contribuições do homenageado.
David Capistrano da Costa Filho foi secretário de saúde e prefeito de Santos entre 1993 e 1996 implementando programas reconhecidos nacional e internacionalmente como criação dos Núcleos de Atenção Psicossocial sendo atuais CAPS as policlínicas e políticas pioneiras de enfrentamento à AIDS. Sua atuação valeu-lhe prêmio da ONU em Saúde tornando-se referência para gestores e profissionais de todo país consolidando Santos como município modelo em políticas públicas de saúde durante década de 1990.
Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo no biênio 1990/1991 atualmente denominando Prêmio concedido anualmente pela instituição às melhores práticas em saúde pública dos municípios paulistas perpetuando seu legado. Após deixar Prefeitura de Santos em 1997 foi consultor do Ministério da Saúde atuando entre vários projetos na implantação do Programa Saúde da Família revolucionando atenção básica no Brasil. Faleceu em 10 de novembro de 2000 aos 52 anos deixando legado inestimável para saúde pública brasileira. Desde 2015 Santos realiza Semana de Saúde Pública David Capistrano voltada à reflexão troca de experiências entre trabalhadores do SUS municipal.
A edificação abrigando Complexo Hospitalar da Zona Noroeste David Capistrano teve construção concluída em 1996 sendo último ano do mandato de David como prefeito de Santos. Inicialmente denominado como Hospital Che Guevara iniciou atividades em 1997 após adequações sob nome de Hospital Arthur Domingues Pinto. Em 2005 passou por reforma permitindo abrigar Pronto-Socorro da Zona Noroeste com atendimento adulto e infantil. Dois anos depois Maternidade Silvério Fontes foi transferida para local tornando unidade de saúde denominada Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.
Com inauguração da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Noroeste em 2019 Pronto-Socorro Adulto e Infantil foi desativado. Atualmente Complexo Hospitalar David Capistrano possui 434 servidores e variedade de serviços sendo pronto atendimento ginecológico obstétrico maternidade internação psiquiátrica de urgência clínica geral pediátrica UTI adulto e neonatal. Realiza ainda cirurgias ginecológicas pediátricas bucomaxilo facial vascular geral e odontológicas de pacientes com deficiência acima de 12 anos. Abriga também Central Municipal de Curativos ambulatório vascular e centro de infusão para administração de medicamentos de alto custo tratamento de esclerose múltipla consolidando-se como equipamento estratégico para rede pública de saúde santista.


