O município de São Sebastião foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, principal reconhecimento às iniciativas que fortalecem o setor no Brasil. Promovida pelo Ministério do Turismo, a premiação destaca projetos inovadores, sustentáveis e transformadores em todo o país.
Única cidade do Litoral Norte na final, São Sebastião concorre na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo” com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos, escolhido entre 423 inscritos — apenas 36 chegaram à etapa final no grupo “Iniciativas de Destaque”.
A iniciativa transformou a presença das baleias-jubarte no Canal de São Sebastião em um modelo de turismo sustentável, unindo conservação ambiental, educação e geração de renda. O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, ICMBio (Alcatrazes) e Marinha do Brasil.
O prefeito Reinaldinho Moreira celebrou o reconhecimento nacional.
“Ser finalista é um marco para São Sebastião. Proteger nosso patrimônio natural e gerar oportunidades para a população coloca a cidade entre os destinos de turismo sustentável mais inovadores do país”, afirmou.
O programa capacitou cerca de 150 profissionais neste ano por meio da Oficina de Boas Práticas, criou o Selo Avistamento Responsável, fortaleceu a governança e ampliou ações educativas, além de gerar impacto econômico, principalmente na baixa temporada.
Para o secretário de Turismo, Leandro Pereira, a indicação reforça a consistência técnica da iniciativa.
“Estar entre os finalistas significa que nosso programa se tornou referência nacional em gestão pública, inovação e educação ambiental”, destacou.
O resultado será anunciado na Cerimônia Nacional do Turismo, no dia 4 de dezembro, em Brasília.
Temporada de avistamento
Entre maio e agosto, as baleias-jubarte migram para a costa brasileira para reprodução. Com infraestrutura e ações de preservação, São Sebastião se consolida como um dos principais destinos do país para o turismo de avistamento.
Ações de conscientização
A Prefeitura, por meio da Setur, realiza campanhas educativas, distribui materiais informativos e promove abordagens no mar em parceria com Defesa Civil, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista e Instituto Argonauta. Operadores também recebem cursos de capacitação e as normas de observação estão disponíveis em totens, placas e folhetos distribuídos de Norte a Sul do município.
Espaço Vida Marinha
Localizado no Deck do Complexo Turístico da Rua da Praia, o espaço é referência em turismo sustentável e educação ambiental. Criado em parceria com instituições de pesquisa e conservação, oferece informações sobre passeios, acervos do CEBIMAR e ICMBio, além de ossadas de cetáceos e registros fotográficos.


