São Sebastião é finalista do Prêmio Nacional do Turismo com programa de avistamento de baleias

Data:

O município de São Sebastião foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, principal reconhecimento às iniciativas que fortalecem o setor no Brasil. Promovida pelo Ministério do Turismo, a premiação destaca projetos inovadores, sustentáveis e transformadores em todo o país.

Única cidade do Litoral Norte na final, São Sebastião concorre na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo” com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos, escolhido entre 423 inscritos — apenas 36 chegaram à etapa final no grupo “Iniciativas de Destaque”.

A iniciativa transformou a presença das baleias-jubarte no Canal de São Sebastião em um modelo de turismo sustentável, unindo conservação ambiental, educação e geração de renda. O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, ICMBio (Alcatrazes) e Marinha do Brasil.

O prefeito Reinaldinho Moreira celebrou o reconhecimento nacional.
“Ser finalista é um marco para São Sebastião. Proteger nosso patrimônio natural e gerar oportunidades para a população coloca a cidade entre os destinos de turismo sustentável mais inovadores do país”, afirmou.

O programa capacitou cerca de 150 profissionais neste ano por meio da Oficina de Boas Práticas, criou o Selo Avistamento Responsável, fortaleceu a governança e ampliou ações educativas, além de gerar impacto econômico, principalmente na baixa temporada.

Para o secretário de Turismo, Leandro Pereira, a indicação reforça a consistência técnica da iniciativa.
“Estar entre os finalistas significa que nosso programa se tornou referência nacional em gestão pública, inovação e educação ambiental”, destacou.

O resultado será anunciado na Cerimônia Nacional do Turismo, no dia 4 de dezembro, em Brasília.

Temporada de avistamento

Entre maio e agosto, as baleias-jubarte migram para a costa brasileira para reprodução. Com infraestrutura e ações de preservação, São Sebastião se consolida como um dos principais destinos do país para o turismo de avistamento.

Ações de conscientização

A Prefeitura, por meio da Setur, realiza campanhas educativas, distribui materiais informativos e promove abordagens no mar em parceria com Defesa Civil, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista e Instituto Argonauta. Operadores também recebem cursos de capacitação e as normas de observação estão disponíveis em totens, placas e folhetos distribuídos de Norte a Sul do município.

Espaço Vida Marinha

Localizado no Deck do Complexo Turístico da Rua da Praia, o espaço é referência em turismo sustentável e educação ambiental. Criado em parceria com instituições de pesquisa e conservação, oferece informações sobre passeios, acervos do CEBIMAR e ICMBio, além de ossadas de cetáceos e registros fotográficos.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...