Acostumados aos mutirões contra o Aedes aegypti, 35 agentes de combate a endemias de Santos trocaram a rotina de campo por um ato de solidariedade nesta terça-feira (25). A equipe participou de uma mobilização no Banco de Sangue da Santa Casa, realizando doações pelo quarto ano consecutivo, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue.
A iniciativa teve como principal objetivo conscientizar a população e incentivar novos doadores, diante do cenário de queda no abastecimento dos hemonúcleos da Cidade.
“A procura por doações diminui em alguns períodos, e são campanhas como essa que nos ajudam a respirar mais aliviados. É muito triste receber um pedido médico e não termos sangue suficiente. As doações param, mas as transfusões não”, explica Tatiana Garcia, biomédica e coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa.
Queda nas doações preocupa
Os 35 agentes que participaram da ação se aproximaram da meta diária ideal, que é de 40 doadores. No entanto, o número atual tem ficado bem abaixo do necessário.
“Desde o mês passado, vemos uma queda nos estoques, não só aqui, mas em outros bancos. Mesmo sendo o mês do doador, seguimos com atendimento abaixo do normal, entre 20 e, no máximo, 30 doadores por dia”, afirma Tatiana.
Ato de amor
Para Ana Paula Favoreto, chefe de atividades técnicas do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, a mobilização reforça o compromisso dos agentes com a saúde pública.
“Em primeiro lugar, é um ato de amor ao próximo. Trabalhamos vistoriando imóveis e controlando vetores, mas também buscamos fazer boas ações, como a doação de sangue”, diz.
A gestora conta que o projeto começou em 2022 para incentivar novos doadores — e, para surpresa da equipe, muitos agentes já colaboravam antes. Desde então, a participação só cresce.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário apresentar documento original com foto e atender aos critérios:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade acompanhados por responsável).
- Pesar mais de 50 kg.
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Não ter consumido álcool nas últimas 12 horas.
- Estar alimentado (aguardar duas horas após almoço ou uma hora após lanche).
Homens podem doar a cada 60 dias; mulheres, a cada 90 dias.
Onde doar em Santos
- Hospital Guilherme Álvaro – Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão
Segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados) - Santa Casa de Santos – Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50
Segunda a sexta, das 7h às 16h
Sábados, das 7h às 11h


