A Defesa Civil de Guarujá recebeu, nesta segunda-feira (1º), a certificação do Programa Município Resiliente, iniciativa do Governo do Estado que reconhece cidades com boas práticas na gestão de riscos e prevenção de desastres. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, durante o lançamento da campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Hengüel Ricardo Pereira.
Guarujá alcançou a 3ª colocação no grau bronze, com 89,5 pontos, entre os 98 municípios paulistas classificados com nota igual ou superior a 70. Empatada com Botucatu, Bragança Paulista e Porto Feliz, a cidade foi também a melhor colocada da Baixada Santista.
Representando o Município, o diretor da Defesa Civil recebeu o certificado e entregou ao governador um exemplar do Plano de Contingência Municipal (Plancon). Ele destacou a relevância do reconhecimento:
“O certificado confirma o compromisso do Município na prevenção de riscos, na resposta a desastres e, principalmente, na proteção de vidas.”
Critérios de avaliação
Para conquistar o selo, são analisados indicadores como:
- Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M);
- Programa Município Verde Azul (PMVA);
- Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), promovida pela ONU.
Guarujá participa do programa desde 2013. Criado pelo Decreto Estadual 64.659/19, o Município Resiliente é considerado um dos principais programas brasileiros de gestão de risco e desastres, incentivando cidades a adotarem práticas de prevenção alinhadas ao desenvolvimento sustentável.


