Boulos defende fim da escala 6×1 e afirma que redução da jornada é prioridade do governo

Data:

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, participou nesta quarta-feira (10/12) de audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para debater os impactos do fim da escala de trabalho 6×1. Durante a sessão, Boulos afirmou que a redução da jornada é uma prioridade do governo federal e apresentou exemplos internacionais para embasar a mudança.

“Fala-se muito que não podemos reduzir a jornada porque nossa produtividade é menor. Mas como ela vai aumentar se trabalhadoras e trabalhadores não têm tempo para estudar, descansar e melhorar suas condições de trabalho?”, questionou o ministro.

Boulos citou estudos que mostram que, nos Estados Unidos, houve uma redução média de 35 minutos na jornada diária nos últimos quatro anos, acompanhada de um aumento de 2% na produtividade. Ele lembrou também o caso da França, onde a adoção das 35 horas semanais, em 1998, resultou na criação de cerca de 300 mil empregos.

Outro dado apresentado pelo ministro veio de um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em 2022, com 46 países. O levantamento aponta que o Brasil possui a quarta maior jornada semanal, com média de 39 horas — acima da Coreia do Sul (38h) e da Alemanha (34h).

“O tema envolve números e impactos econômicos, mas envolve também humanidade. O mercado se adapta, como se adaptou à redução da jornada na Constituição de 88, como se adaptou à CLT, como se adapta no mundo inteiro”, enfatizou Boulos.


Propostas em análise no Congresso

As discussões sobre a redução da jornada e o fim da escala 6×1 avançam no Congresso Nacional. O governo apoia a mudança sem redução salarial.

O debate na Comissão foi solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que demonstrou preocupação com o avanço da proposta no Senado. Nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a PEC 148/15, que extingue a escala 6×1 e prevê a redução gradual da jornada semanal de 44 para 36 horas. A proposta agora segue para votação no Plenário do Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...