Após dono da Havan questionar mudanças climáticas, estátua desaba durante temporal no RS

Data:

A estátua que reproduz a Estátua da Liberdade em frente à loja da Havan, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, desabou na tarde desta segunda-feira (15) durante um forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. O episódio ocorreu dias após o empresário Luciano Hang, dono da rede varejista, colocar em dúvida a existência do aquecimento global em publicação nas redes sociais.

Segundo a Defesa Civil, a região estava sob alerta para rajadas de vento superiores a 90 km/h. Não houve feridos. A área foi isolada imediatamente, e a empresa informou que fará a retirada da estrutura e uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente.

A escultura tem 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com cerca de 24 metros, instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a estrutura não resiste às rajadas de vento e desaba.

Temporal atinge diversas cidades

Além de Guaíba, o temporal provocou estragos em outras regiões do estado. Houve registro de granizo em Tio Hugo, destelhamentos em municípios como Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, além de alagamentos em Lajeado. A Defesa Civil emitiu alerta severo por meio do sistema de envio direto para celulares (cell broadcast), suspendendo inclusive aparelhos em modo silencioso.

Fala de Luciano Hang voltou a circular

O episódio ganhou repercussão também por ocorrer poucos dias depois de Luciano Hang publicar, em 1º de dezembro, uma mensagem questionando o consenso científico sobre as mudanças climáticas. Na postagem, o empresário afirmou que o aquecimento global seria “apenas uma hipótese” e levantou suspeitas sobre interesses por trás do debate climático.

A declaração voltou a circular nas redes após a queda da estátua, sendo associada por internautas ao aumento da frequência e da intensidade de eventos extremos, como ventos fortes e tempestades severas, cada vez mais comuns no Sul do país.

O que diz a empresa

Em nota, a Havan informou que todas as suas estátuas possuem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que não houve feridos nem danos a terceiros. A empresa afirmou ainda que a prioridade é garantir a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade.

Apesar disso, o episódio reacende o debate sobre os impactos das mudanças climáticas, especialmente em regiões que vêm sendo duramente afetadas por eventos extremos nos últimos anos — e também sobre a contradição entre discursos públicos que minimizam o problema e os efeitos cada vez mais visíveis da crise climática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...