Novo desconto social na conta de luz entra em vigor e amplia alívio para famílias de baixa renda

Data:

O novo desconto social na conta de luz começou a valer nesta quinta-feira (1º), beneficiando famílias brasileiras de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A medida atinge consumidores com renda mensal per capita entre meio e um salário-mínimo, desde que o consumo de eletricidade fique até 120 kWh por mês.

Com a regra em vigor, o desconto na tarifa de energia elétrica chega a cerca de 11,8%, e deve ser aplicado de forma automática às contas dos beneficiários que tiverem o CadÚnico atualizado. A expectativa do governo é de que aproximadamente sete milhões de famílias sejam contempladas com a redução no valor a pagar.

“O novo desconto social chegou para ampliar a proteção às famílias brasileiras, reforçando o nosso compromisso com a inclusão energética. A medida garante um alívio imediato no bolso do consumidor brasileiro e garante que ninguém fique para trás no acesso a um serviço tão essencial como a energia elétrica”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Ampliação da política de inclusão energética

O desconto social reforça as mudanças em curso no setor elétrico e amplia o alcance das políticas de proteção aos consumidores mais vulneráveis. A nova medida atende especialmente às famílias que não se encaixam nos critérios de gratuidade já previstos, mas ainda enfrentam dificuldades para arcar com a conta de luz.

Desde julho de 2025, o programa Luz do Povo já ofereceu consumo gratuito de até 80 kWh/mês para famílias com renda per capita até meio salário-mínimo, incluindo populações indígenas e quilombolas. O benefício também foi estendido a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência (PCDs) que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com a nova regra, as famílias com renda per capita um pouco mais alta, porém ainda em situação de vulnerabilidade, também passam a receber desconto na tarifa, ajudando a reduzir o custo da energia elétrica no orçamento mensal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...